Já fez LIKE no TVI Notícias?

Limites de velocidade baixam para poupar petróleo

Relacionados

Vizinha Espanha tomou medidas para reduzir a dependência do ouro negro. Acha que Portugal devia seguir o exemplo?

A vizinha Espanha decidiu baixar o limite de velocidade nas auto-estradas, para poupar petróleo, agora que o custo da matéria-prima está a disparar e chegou perto dos 120 dólares por barril na quinta-feira.

A medida foi aprovada em Conselho de Ministros, mas não é a única destinada a reduzir a dependência do país face ao petróleo. O Governo de Zapatero decidiu também cortar 5% no preço dos bilhetes de alguns transportes públicos e aumentar a percentagem de biocombustíveis a misturar na gasolina.

PUB

O executivo chegou a ponderar cortar a velocidade máxima dentro das cidades para 30 km/hora, mas acabou por optar por baixar o limite nas auto-estradas e vias equiparadas, de 120 para 110 km/hora. A medida entra em vigor a 7 de Março e terá carácter transitório, mas ainda não se sabe quando será levantada.

No que toca aos bilhetes dos transportes públicos, o Governo decidiu baixar os preços dos comboios da Renfe 5%, nas viagens de curto e médio curso, para incentivar o recurso a este meio de transporte. Haverá ainda campanhas de promoção deste tipo de transporte.

A percentagem de biocombustíveis a juntar na gasolina vai aumentar de 5,8 para 7%.

«Não há risco no abastecimento de petróleo nem de gás ao país, mas fomos obrigados a tomar algumas medidas para poupar energia e aligeirar a factura energética devido à crise no Norte de África», afirmou o segundo vice-presidente do Governo espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros.

Em Espanha, o preço do litro de gasolina também está em valores historicamente elevados. De acordo com o boletim regularmente emitido pelo Eurostat, o litro custa, em média, 1,284 euros, apenas um cêntimo menos do que em Janeiro, e mais 16% que na mesma semana de 2010. O gasóleo custa 1,247 euros.

E o leitor, concorda com estas medidas? Acha que Portugal devia fazer o mesmo, baixando os limites de velocidade para poupar petróleo? Aumentar a percentagem de biocombustíveis, mesmo que isso fizesse subir o preço dos combustíveis, como já aconteceu este ano? Deixe a sua opinião. Comente!

PUB

Relacionados

Últimas