Já fez LIKE no TVI Notícias?

Agência Lusa: trabalhadores aderem à greve de 24 de Novembro

Relacionados

Funcionários da agência de notícias vão ser afectados com os cortes salariais previstos para a Função Pública

Os trabalhadores da agência Lusa marcaram greve para 24 de Novembro para protestar contra o corte de salários previsto para 2011 e a política de gestão da empresa que, segundo os funcionários, acentua a desigualdades salariais.

A greve dos trabalhadores do Sindicato dos Jornalistas e Sindicato dos Gráficos e Imprensa, que vai acontecer no mesmo dia da greve geral convocada pela CGTP e pela UGT, foi aprovada esta terça-feira em plenário de trabalhadores.

PUB

No comunicado difundido após a reunião, é defendida «uma inflexão na política de gestão financeira da empresa no sentido de uma gestão mais prudente e equilibrada, que salvaguarde a estabilidade financeira da Lusa».

Segundo o mesmo documento, entre 2000 e 2010, os aumentos acumulados nos salários foram de 26,5% enquanto a inflação acumulada ascendeu a 31,4% o que «se traduziu numa perda real de 3,7% do poder de compra naquele período», o que para os trabalhadores significa uma «redução do poder de compra».

«A administração, após ter feito uma avultada distribuição de dividendos este ano e apesar de ter orçamentado para 2010 um aumento de 7,7% nos custos salariais, recusou qualquer aumento aos trabalhadores e continuou intransigente face apelo do conciliador do Ministério do Trabalho para um acordo na base de 1% de aumento nominal dos salários», lê-se no comunicado.

Neste sentido, os trabalhadores reunidos em plenário decidiram coincidir o seu protesto com a greve geral de 24 de Novembro para mostrar «repúdio pelo anunciado corte nos salários imposto pelo Governo e pela política de gestão da empresa que tem acentuado as desigualdades entre os trabalhadores», conclui o documento.

PUB

Relacionados

Últimas