Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cavaco não quer ouvir falar em FMI e sim em...

Relacionados

Presidente dá conselho aos jornalistas sobre como se referirem à actual crise política

O Presidente da República diz que é errado falar-se no Fundo Monetário Internacional (FMI) e aconselha os jornalistas a escreverem antes Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) em vez disso.

Questionado se vinha aí uma nova batalha, numa alusão ao eventual pedido de ajuda ao FMI, Cavaco Silva, que falava na Batlha, respondeu: «Fundo Europeu de Estabilização Financeira. Eu acho que os senhores deviam deixar de falar em FMI, porque isso não está certo, está errado. É FEEF», cita a Lusa.

PUB

Este sábado, o jornal «Expresso» destaca que «Cavaco já estuda solução de urgência só com o FMI», salientado que a «ajuda de curto prazo do FMI foi defendida no Conselho de Estado por Vítor Bento e Bagão Félix».

«Para evitar situação de ruptura financeira antes das eleições, a ideia está a ser estudada por Belém, PSD e CDS», refere o semanário, salientando que «Bruxelas está contra e quer uma solução conjunta com a UE».

O processo de activação do fundo de resgate europeu, o FEEF, tem início com um pedido de um Estado-membro no Eurogrupo, podendo concretizar-se poucas semanas depois, uma vez elaborado um plano de ajuda entre o país em causa, Comissão Europeia, BCE e FMI.

As regras do FEEF, fundo de resgate provisório criado em 2010 para acudir países da Zona Euro em dificuldade, na sequência da crise grega, que será substituído em meados de 2013 por um mecanismo permanente, prevêem que o processo para a sua activação deve ser desencadeado em sede do Eurogrupo, a reunião de ministros das Finanças da Zona Euro.

PUB

Relacionados

Últimas