Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE dá a entender que pode voltar a subir juros a qualquer momento

Relacionados

O Banco Central Europeu (BCE) advertiu esta quarta-feira de que uma inesperada subida das taxas de juro, mais elevada do que a da semana passada, criará dificuldades para pagar as hipotecas em alguns países da Zona Euro. Mas, mesmo assim, hoje mesmo diferentes membros do banco insinuaram que a qualquer momento poderão decidir-se por um novo ajuste ao preço do dinheiro.

Segundo a agência «Efe», na apresentação do relatório sobre estabilidade financeira de Dezembro de 2005, o vice-presidente do BCE, Lucas Papademos, assegurou que «maiores aumentos dos preços das casas em alguns países da Zona Euro aumenta os riscos de (fazerem) uma correcção».

No entanto, Papademos assinalou que a moderada subida das taxas de juro em 0,25%, para os 2,25%, que o BCE aplicou na semana passada não terá grandes efeitos nos mercados financeiros.

PUB

Recorde-se que o preço do dinheiro se manteve a níveis historicamente baixos, durante quase dois anos e meio na Zona Euro.

O BCE considera agora que alguns investidores da área da moeda europeia podem ter subestimado os riscos ao pressionar-se os preços dos activos acima do seu valor intrínseco, especialmente nos produtos de receitas fixas e nos mercados de crédito.

O banco reiterou ainda a sua preocupação pelo aumento do endividamento dos consumidores e da subida dos preços da habitação em alguns países.

O baixo nível das taxas de juros para os Doze tem sido uma das causas do aumento do endividamento, referem.

O BCE afirmou ainda que o défice norte-americano, que alcançará previsivelmente em 2005 mais de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) desse país, constitui um importante risco global para l estabilidade financeira internacional.

PUB

Relacionados

Últimas