Já fez LIKE no TVI Notícias?

Economia da Zona Euro abranda no segundo trimestre

Relacionados

O crescimento da economia da Zona Euro abrandou no segundo trimestre deste ano, ficando-se pelos 0,3% em termos trimestrais, uma décima a menos do que no período anterior. Já em termos homólogos, a taxa de expansão foi de 1,1%, após 1,3% no primeiro trimestre.

A Comissão Europeia divulgou hoje as suas previsões de crescimento dos Doze para o terceiro e quarto trimestres de 2005, apontando, no primeiro caso, para um crescimento de 0,2% a 0,6%, e no segundo, para uma expansão de 0,4% a 0,8%. Mantêm-se, assim, inalteradas, as projecções de Bruxelas para o conjunto dos países aderentes à moeda única.

Já para a União Europeia a 25, o crescimento económico do segundo trimestre foi de 0,4%, face aos primeiros três meses do ano, e 1,3% face ao homólogo, o que compara com uma taxa de 1,5% entre Janeiro e Março.

PUB

No segundo trimestre, as despesas dos particulares cresceram 0,1% na Zona Euro e 0,2% na União. Já o investimento, subiu 0,5% e 0,6%, respectivamente.

As exportações da Zona Euro subiram 1,8% após uma queda de 0,5% nos primeiros três meses do ano. Por seu lado, as importações aumentaram 2,3%, também após uma descida de 1,4%.

Entre os países da Zona Euro, as maiores taxas de expansão trimestrais foram da Irlanda e Dinamarca, com 1,6% cada e Holanda, com 1,2%. Já as contracções mais acentuadas couberam à Finlândia com 1,6%, e Grécia, com 0,3%. Na Alemanha, a economia permaneceu estagnada.

Bruxelas acrescenta ainda que Portugal cresceu 1%, mais do que a vizinha Espanha, cuja expansão foi de 0,9%. Seguiu-se a Itália (0,7%), Bélgica (0,3%) e França (0,1%).

PUB

Relacionados

Últimas