Já fez LIKE no TVI Notícias?

Preços na produção industrial desaceleram

Relacionados

O índice de preços na produção industrial apresentou uma variação homóloga de 4,3%, em Setembro de 2006, menos 0,6 pontos percentuais face à observada no mês anterior.

O principal contributo para a variação do total foi dado pelo agrupamento de energia, com 3,4 pontos percentuais (p.p.), associado a uma variação homóloga de 5%, anuncia o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O abrandamento do índice total resultou da desaceleração registada naquele agrupamento, que mais que compensou as acelerações registadas nos restantes agrupamentos.

PUB

As secções das indústrias transformadoras e das indústrias extractivas acompanharam o movimento do índice total, tendo ocorrido reduções nas taxas de variação de 0,8 p.p. e 0,6 p.p., respectivamente, situando-se estas em 4,3% e em menos de 0,1%. A secção de electricidade, gás e água manteve-se estável em 4,4%.

Preços na produção industrial abrandam 0,3% em Setembro

A variação mensal foi de menos 0,3%, em Setembro de 2006, traduzindo uma redução de 0,7 pontos percentuais (p.p.) face à taxa registada em Agosto passado.

Esta evolução ficou a dever-se ao andamento registado nos agrupamentos de energia e de bens de consumo, com reduções de 1,4 p.p. e 0,9 p.p, tendo registado taxas de variação de menos de 0,7% e menos de 0,6%, respectivamente.

Por secções, aquela redução do índice total resultou de idênticos movimentos observados nas secções das indústrias transformadoras (menos 1 p.p.) e da Industria Extractiva (menos 0,1 p.p.).

A secção de electricidade, gás e água apresentou uma variação nula, tal como já sucedera no mês anterior.

A taxa de variação nos últimos 12 meses situou-se em 4,9%, estável face ao observado no mês anterior.

Face às variações registadas no mês anterior, o agrupamento de energia abrandou 0,6 p.p., o que compensou as acelerações registadas nos restantes grandes agrupamentos Industriais.

PUB

Relacionados

Últimas