Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grã-Bretanha: Primeiro anúncio na TV sobre o aborto

Relacionados

A publicidade ainda não foi para o ar, mas a polémica já está em marcha

O «Channel 4», canal privado de televisão britânico, vai exibir, na próxima semana, um anúncio de 30 segundos sobre uma clínica, em horário nobre, no intervalo de um concurso.

Até aqui nada de novo. Anúncios a clínicas de estética ou serviços de saúde são muitos. No entanto, este tem uma particularidade: a clínica em causa faz abortos.

PUB

O anúncio é dirigido a mulheres que vivam uma gravidez indesejada e queiram fazer um aborto. Na verdade, a palavra «aborto» nunca aparece no anúncio. Aparece sim uma pergunta: «Está atrasada?», em alusão ao atraso no período menstrual e, depois, remete para uma linha telefónica.

Logo se levantaram as vozes dos movimentos anti-aborto contra a divulgação de um anúncio deste cariz. Alegam que este tipo de publicidade é proibida e ameaçam com os tribunais.

Mas, a clínica de saúde sexual Marie Stopes International tem um argumento forte a favor: é uma instituição sem fins lucrativos e, assim, pode anunciar.

Isso mesmo já veio dizer o porta-voz do organismo que regula a publicidade no Reino Unido. Nunca foi proibida a compra, a empresas sem fins lucrativos, de espaço comercial para os anúncios de natureza sexual. E, mais, «a diferença é que eles estão a oferecer informação sobre o aborto e não a vender abortos», escreve o The Telegraph.

A Marie Stopes International não quer vender abortos, mas informar os britânicos, alegam. Para isso fala das 350 mil chamadas que recebeu no ano passado, mas que apenas 65 mil resultaram em aborto, apesar da maior parte das mulheres que procuravam informação estarem grávidas.

E apresenta outros números a favor: uma sondagem feita junto de dois mil britânicos em que a maioria defende a divulgação de informação.

A publicidade é lançada na televisão, mas está prevista também em rádios e jornais

PUB

Relacionados

Últimas