Já fez LIKE no TVI Notícias?

Iraque: tiros de morteiro caem na Zona Verde

Relacionados

Local abriga embaixadas dos EUA e Grã-Bretanha. Obuses não causaram vítimas

Vários tiros de morteiro abateram-se este domingo de manhã sobre a Zona Verde ultra protegida de Bagdad, que abriga a sede do governo iraquiano e as embaixadas dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, informaram as autoridades, escreve a Lusa.

Pelo menos oito obuses visaram, cerca das 10h30 locais (7h30 em Lisboa), a área mais fortemente protegida da capital, em pleno centro da cidade.

PUB

A maioria dos petardos caíram muito perto da embaixada dos Estados Unidos, indicou uma testemunha, Mohammed al-Doulaimi, empregado iraquiano na Zona Verde.

Duas granadas caíram sem causar vítimas sobre uma residência próximo do recinto da representação diplomática, onde vivem responsáveis do governo iraquiano e suas famílias, segundo relatou a testemunha.

Estes dois disparos causaram apenas estragos ligeiros nas paredes do edifício e originaram um incêndio que foi prontamente extinto.

Algumas horas antes, às 6h30 locais (3h30 em Lisboa), vários obuses de morteiros visaram a mesma zona internacional, aparentemente sem causar vítimas.

A Zona Verde, um sector do centro de Bagdad protegido por medidas de alta segurança, é alvo regular de ataques de morteiro por parte dos insurrectos e milícias iraquianas.

Os responsáveis militares norte-americanos atribuem normalmente estes tiros a milicianos xiitas ligados ao Exército de Mahdi, a milícia armada do líder radical Moqtada Sadr.

O comando militar dos Estados acusa o Irão de incentivar estes milicianos a dispararem obuses de morteiro contra as infra-estruturas norte-americanas.

PUB

Relacionados

Últimas