Já fez LIKE no TVI Notícias?

Iraque: EUA bombardeiam milícia aliada

Relacionados

Seis iraquianos mortos por engano lutavam contra a Al-Qaeda, disse chefe

Seis iraquianos foram mortos este sábado por um bombardeamento da força aérea dos Estados Unidos perto da cidade de Samarra, no centro-norte do Iraque, informou fonte militar norte-americana, noticia a Lusa.

Os seis homens pertenciam a uma milícia sunita local que luta contra a Al-Qaeda, indicou um dos seus chefes, Abu Faruq.

PUB

O exército norte-americano, por seu turno, apenas indicou que um helicóptero seu interveio contra um grupo de supostos «terroristas».

«Esta manhã, cerca das 5h00 locais (2h00 em Lisboa), um helicóptero norte-americano abriu fogo contra um posto militar nosso, matando seis milicianos e ferindo dois outros», afirmou Abu Faruq, dizendo ignorar os motivos do bombardeamento.

As vítimas «usavam coletes fluorescentes», sinal distintivo utilizado habitualmente para identificar estes combatentes aliados do exército norte-americano.

«Ainda ontem [sexta-feira] soldados norte-americanos tinham passado por esse nosso posto, estavam bem dispostos e cumprimentaram toda a gente», segundo Faruq.

«Queremos que os responsáveis sejam julgados e que as famílias das vítimas sejam indemnizadas», referiu o chefe da milícia.

Os veículos norte-americanos são com frequência alvejados com bombas nesta zona, segundo um oficial das forças dos Estados Unidos.

O bombardeamento foi feito por um helicóptero AH-64 Apache, que localizou os «suspeitos» e matou seis deles.

PUB

Relacionados

Últimas