Já fez LIKE no TVI Notícias?

13 casos de gripe suína no Canadá

Relacionados

Todos os casos são ligeiros e estão ligados a pessoas que viajaram recentemente para o México

O número de pessoas com gripe suína no Canadá subiu para 13, anunciaram terça-feira as autoridades, após a confirmação de sete novos casos.

Entre os sete novos casos detectados no país verifica-se o surgimento do vírus nas províncias do Ontário e Alberta, com quatro e dois doentes, respectivamente.

PUB

A estes junta-se um novo caso na Colúmbia Britânica, que agora passa a totalizar três, mantendo-se, para já, em dois o número de infectados na Nova Escócia.

De acordo com as autoridades, todos os casos existentes no Canadá evidenciam sintomas ligeiros e estão todos ligados a contágio, directo ou indirecto, por pessoas que viajaram recentemente para o México.

Tendo em conta o grande fluxo de viagens para aquele destino, calcula-se que nos próximos dias sejam diagnosticados mais doentes.

Especialistas citados pelos media canadianos estimam que em Abril uma média semanal de 19.000 pessoas tenha viajado entre o Canadá e o México.

A Agência de Saúde Pública do Canadá decidiu entretanto emitir uma recomendação de evitar e adiar viagens não necessárias ao México.

Com os primeiros casos de gripe suína no Ontário, as autoridades de saúde de Toronto estão a accionar medidas com vista a evitar a propagação de uma doença de elevado grau infecto-contagioso e com risco de pandemia.

É um domínio onde as autoridades têm já alguma experiência, dado que em 2003 Toronto foi a principal região canadiana a lutar contra o vírus da pneumonia atípica, o qual causou 44 mortes (todas em Toronto) e fez mais de quatro centenas de doentes no país, tornando-o na segunda região do mundo mais afectada após a China.

PUB

Relacionados

Últimas