Já fez LIKE no TVI Notícias?

PT quer poupar 150 milhões anualmente até 2008

Relacionados

A Portugal Telecom (PT) apresentou esta segunda-feira como um dos objectivos a «significativa criação de valor para os accionistas», ao estimar uma poupança de custos anual de 150 milhões de euros através da simplificação operacional.

Em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a operadora anunciou, ainda, no dia em que apresenta a estratégia de contra ataque à OPA lançada pela Sonae, que através de outras eficiências prevês100 milhões anuais de redução de capex e optimização do investimento em fundo de maneio a ser realizado progressivamente até 2008.

Em resultado, a PT estima gerar um crescimento do EBITDA de 3% a 5% e 5 mil milhões de euros a 5,5 mil milhões de euros de free cash flow operacional ao longo dos próximos 3 anos (às taxas de câmbio actuais).

PUB

Em combinação com a optimização da estrutura de capital, mantendo simultaneamente o rating investment grade, este plano traduz-se num compromisso de remuneração total aos accionistas num montante superior a 3 mil milhões de euros entre 2006 e 2008 (equivalente a cerca de 2,66 euros por acção).

Segundo a administração da PT, esta remuneração será realizada através «da distribuição de um dividendo ordinário de 0,475 euros por acção relativamente a 2005, da continuação da política progressiva de distribuição de dividendos aos Accionistas no futuro e de uma remuneração extraordinária, via programa de share buyback, distribuição de dividendos ou a combinação das duas alternativas a implementar nos 12 meses seguintes à rejeição da Oferta.

Por último, a o Conselho de Administração acrescenta que tem um «compromisso de maximização do valor accionista e acredita que o Plano da Equipa de Gestão da PT continuará a aportar um valor superior para os seus accionistas».

O Conselho de Administração da PT está firmemente convicto que a Oferta é inadequada e «recomenda fortemente aos accionistas que rejeitem a Oferta».

PUB

Relacionados

Últimas