Já fez LIKE no TVI Notícias?

Miguel Portas garante que Ilda Figueiredo vai ganhar mais

Relacionados

Em causa os salários dos eurodeputados

Miguel Portas reagiu, este sábado, ao desafio de Ilda Figueiredo, que incentivou os outros candidatos a abdicarem do novo salário dos eurodeputados, tal como a CDU garante que vai fazer.

«Quem escolher ser eurodeputado com salário de deputado da Assembleia da República sai mais caro ao erário público, ao contribuinte. O salário em si mesmo é de facto mais baixo [3.815], mas com o sistema actual as viagens para Bruxelas e Estrasburgo são contabilizadas não ao preço do bilhete mas ao quilómetro e não são sujeitas a imposto, porque são ajudas de custo», explicou.

PUB

Assim, o bloquista assegurou que o salário único europeu [7.665 euros brutos] «custa menos» a Portugal, já que sairá do orçamento comunitário, para além de, findas as contas das quatro viagens por mês (Bruxelas e Estrasburgo ficam a cerca de dois mil quilómetros de Lisboa), ser mais baixo, ainda que o considera «excessivo» para Portugal.

«Eu nem fico com mais nem com menos dinheiro. Não gosto é de demagogia fácil à volta dos salários», criticou, referindo que um deputado do BE não passa a ganhar mais quando chega ao Parlamento Europeu, uma vez que a diferença vai na íntegra para o partido.

O cabeça-de-lista confessou que ainda não tomou uma opção concreta quanto ao seu salário e que só o fará depois de conversar com a direcção do BE depois das eleições. No entanto, tudo indica que optará pelo salário único europeu, assim como Marisa Matias, que sendo uma estreante não tem direito a escolher.

Miguel Portas falava durante uma visita a uma herdade na Arrábida, onde o BE vai plantar mais de cinco mil árvores para compensar as emissões de CO2 que realizará durante a campanha eleitoral. «Durante 30 anos, serão plantadas cerca de 200 árvores por ano», prometeu.

PUB

«Todas as campanhas consomem energia e emitem carbono para a atmosfera, quer seja através dos computadores, do combustível ou do papel ¿ ainda que o nosso seja todo reciclado. Queremos desafiar os outros partidos a fazer exactamente o mesmo», indicou.

O bloquista aproveitou o momento para reagir também à notícia das acções de Cavaco Silva na SLN, detentora do BPN. «É sabido que no BPN havia muitas pessoas do círculo do PSD, quando o cavaquismo era Governo, mas até prova em contrário ainda não é pecado ter sido accionista da SLN», disse aos jornalistas.

Durante a manhã, Miguel Portas andou pelas ruas da Baixa da Banheira a apelar ao voto, mas contactou com poucos eleitores. Aos que o confrontaram, pediu para «tirarem o socialismo da gaveta» votando no BE.

PUB

Relacionados

Últimas