Já fez LIKE no TVI Notícias?

O que é que Oliveira Costa e Maddof têm em comum?

Relacionados

Miguel Portas diz que BPN é «o nosso escândalo doméstico» aos alunos da Universidade do Minho. Depois andou pelo centro de Braga

A economia ameaça ser a grande protagonista desta campanha às europeias. Desta vez, Miguel Portas comparou Oliveira Costa com Bernard Maddof, responsável pelo «grande escândalo desta crise».

«O BPN é o nosso escândalo doméstico. Só que o impacto nas duas economias é completamente diferente: o BPN custou quase 1,5 por cento do PIB aos portugueses, enquanto que Maddof só custou 0,2 por cento», disse aos poucos estudantes presentes no auditório da Universidade do Minho.

PUB

O bloquista encontrou ainda outra diferença: «O outro já foi condenado, enquanto que a justiça portuguesa ainda nem sequer acusou qualquer das pessoas envolvidas.»

«Miguel Portas, não vai comprar nada para atenuar a crise?»

Portas falou muito de «justiça na economia» aos alunos, defendendo um limite máximo contributário ¿ 40 anos -, «para que os jovens possam entrar no mercado de trabalho», e «outra política de imigração», «para a Europa não ficar gorda, enfadada e envelhecida».

O processo de Bolonha foi duramente criticado durante a palestra. «A Universidade está cara no primeiro ciclo e caríssima no segundo. É este o resultado de Bolonha. Defendo uma Universidade gratuita, sendo que uma parte do dinheiro necessário poderia vir da Europa, já que o orçamento comunitário até podia ser triplicado se houvesse vontade política», disse, recorrendo novamente à solução dos paraísos fiscais e das bolsas.

PUB

Aos estudantes do Minho, Miguel Portas garantiu ainda que «a Europa não está a responder à crise», porque «é cada um por isso», mostrando uma fotografia de vários líderes europeus a olharem para lados opostos.

Mais tarde, o candidato bloquista percorreu uma das principais ruas de Braga, contactando mais uma vez directamente com a população. Mais beijinhos e cumprimentos, com um bracarense quase a fazer papel de candidato: «É preciso é que as pessoas vão votar. Eu tanto sou de direita como de esquerda, mas voto sempre.» Miguel Portas suspirou: «Espero que hoje seja de esquerda então!»

A noite prossegue em Braga, com uma sardinhada no Bar Insólito para acompanhar a final da Liga dos Campeões, entre o Barcelona e o Manchester United.

PUB

Relacionados

Últimas