Já fez LIKE no TVI Notícias?

Campo de treino nas Lages?

Relacionados

Deputados do PSD querem que Governo confirme negociações com EUA

Os deputados do PSD Mota Amaral e Joaquim Ponte pretendem que o Governo confirme eventuais negociações com os EUA para a criação de um campo de treino para aviões militares norte-americanos a Norte dos Açores, escreve a Lusa.

Os parlamentares sociais-democratas eleitos pelos Açores questionaram se a eventual criação desta zona de treino militar «possibilitará, ou não, uma revisão do actual Acordo de Cooperação e Defesa assinado em 1995».

PUB

Ao abrigo deste acordo, Portugal cede facilidades militares às forças norte-americanas, que têm estacionado um destacamento seu na base portuguesa das Lajes, localizada na ilha Terceira.

Lajes: problemas podem motivar processo

Lajes «é porta de saída para a liberdade»

Nas perguntas dirigidas ao executivo de José Sócrates, Mota Amaral e Joaquim Ponte perguntam, ainda, quais a contrapartidas que os Açores poderão esperar, caso se confirme a instalação no seu território de uma «das zonas de treino mais importantes do Ocidente no mundo» para os EUA e para NATO.

Pretendem, também, saber se o Governo tenciona acautelar todas as condições de preservação ambiental da região, através de estudos de impacto ambiental sobre a zona a afectar aos treinos militares.

Os deputados do PSD lembram que notícias divulgadas nos Açores dão conta de uma «discreta negociação entre Portugal e os Estados Unidos com vista a alterar substancialmente a missão que a base das Lajes tem desempenhado nas últimas décadas».

PUB

«A ideia parece ser a de transformar as Lajes numa base de treino para os aviões e novas plataformas da Força Aérea dos EUA, estacionados na Europa e nos EUA», adiantam os parlamentares do PSD/Açores.

Mota Amaral, antigo presidente do Governo Regional, e Joaquim Ponte adiantam também que, em Novembro, o comandante da Força Aérea na Europa «defendeu que as Lajes eram um excelente local para treinos dos F-22 e dos futuros F-35 Lightning e de outros sistemas de armamento como mísseis hipersónicos».

A consulesa dos Estados Unidos da América em Ponta Delgada, Jean Manes, afirmou à Lusa que existem «conversações com Portugal» sobre formas de melhorar a colaboração entre os dois países em várias áreas.

Além da área militar, estas conversações incidem sobre sectores como a Cultura, Turismo, Economia, Educação e Ciência, adiantou Jean Manes.

PUB

Relacionados

Últimas