Já fez LIKE no TVI Notícias?

Afeganistão: presença portuguesa elogiada

Relacionados

Deputado Miranda Calha reuniu-se com congressistas e com secretário da Defesa dos EUA

O presidente da Comissão de Segurança e Defesa da Assembleia Parlamentar da NATO, o deputado português Miranda Calha, afirmou esta quinta-feira que «só ouviu elogios» à participação militar portuguesa no Afeganistão durante a sua visita aos EUA, escreve a Lusa.

Miranda Calha, que chefiou uma missão parlamentar com delegados de 16 países europeus, reuniu-se, a semana passada, em Washington, com diversos congressistas e com o secretário da Defesa dos EUA, Robert Gates, para debater a situação no Afeganistão, Kosovo e instalação do novo sistema norte-americano anti-mísseis na República Checa e Polónia.

PUB

Soldado americano morre em patrulha

Atentados causam sete mortos

Miranda Calha disse que o secretário da Defesa norte-americano abordou a necessidade de reforço da presença dos países membros da NATO na consolidação do Estado afegão, nomeadamente nas áreas da formação das forças armadas e polícia afegãs. Robert Gates pediu que «haja um reforço nas áreas da formação», disse.

Questionado sobre se Portugal recebera algum pedido concreto para aumentar o seu esforço no Afeganistão, o deputado português disse que o apelo norte-americano foi «genérico e dirigido a todos os países».

Relativamente ao Kosovo, o governante norte-americano reiterou aos parlamentares europeus a intenção de Washington reconhecer a independência daquela província Sérvia logo que a mesma seja declarada.

A delegação europeia abordou ainda a necessidade de colaboração com a Rússia em todos os domínios, já que Moscovo participa na «Parceria para a Paz».

PUB

Relacionados

Últimas