Já fez LIKE no TVI Notícias?

Consumo de tabaco caiu 5% em 2005

Relacionados

Os portugueses fumaram 16 mil milhões de cigarros em 2005, menos mil milhões do que em 2004.

Segundo dados anuais dos fabricantes a que o «Diário de Notícias» (DN) teve acesso, as vendas de tabaco desceram 5,4% no último ano.

Para a Associação Nacional dos Grossistas de Tabaco, "Portugal é um mercado de preços e é pela subida dos preços que as vendas descem, mas as limitações cada vez maiores ao consumo também ajudam".

PUB

Com um empurrão do Governo, que se prepara para avançar com uma lei que prevê a total proibição de fumar em locais fechados, os portugueses parecem determinados em fumar menos. Até porque "hoje um fumador é quase um criminoso", afirma o presidente da Associação Nacional dos Grossistas de Tabaco, Jorge Duarte. E se a nova lei entrar mesmo em vigor no próximo ano, restaurantes, bares e discotecas, estações de serviços e caixas multibanco terão de ser locais livres de fumo.

Preparado para apresentar a sua opinião sobre o anteprojecto de lei ao ministro da Saúde, Correia de Campos, na próxima quarta-feira, Jorge Duarte aponta outras explicações para a quebra no consumo de tabaco. "As tabaqueiras vivem de populações flutuantes, entre os fumadores que morrem e os que entram no fumo", diz. Só que "a malta mais nova começa a ter mais informação sobre os malefícios do tabaco e muitos jovens já nem começam a fumar".

PUB

Relacionados

Últimas