Já fez LIKE no TVI Notícias?

Preços da luz aumentam com falta de competitividade da Europa

Relacionados

A falta de competitividade do mercado de venda de electricidade da União Europeia (U.E.) está a provocar uma subida «significativa» dos preços do que se existisse um mercado totalmente aberto, de acordo com um relatório da comissão.

Ao mesmo tempo que os aumentos do preço dos combustíveis têm contribuído para a subida do preço da electricidade desde 2003, «os preços de venda de electricidade são significativamente mais altos do que seria de esperar em mercados perfeitamente competitivos. As diferenças são maiores quando são necessários apenas alguns operadores, com capacidade disponível, para dar resposta à procura, sobretudo nas alturas de picos», refere o estudo da Comissão Europeia.

Os resultados do estudo mostram que a «concorrência no mercado de electricidade da UE ainda não funciona adequadamente».

PUB

O estudo será um alento para a campanha do comissário europeu de Energia, Andris Piebalgs, de ver os países membros a cumprir os seus compromissos para criar mercados energéticos competitivos.

A comissão inclui ainda uma análise detalhada dos mercados energéticos de seis países membros da EU como a Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda e Inglaterra, de 2003 a 2005.

Os investigadores da EU analisaram virtualmente os dados, por hora, em todas as centrais de cada um destes mercados. Quando comparados os preços do actual mercado, em quatro países, com os do que seria se existisse um mercado perfeitamente competitivo, a conclusão foi de que os maiores ganhos seriam da Alemanha e da Espanha e, por outro lado, os menores da Inglaterra e da Holanda. Sobre França e Bélgica não tiraram nenhumas elações, no primeiro caso, por falta de informação e, no segundo, por um mercado de preços incertos.

PUB

Relacionados

Últimas