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Estudo arrasa funcionários públicos

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Um estudo encomendado pelo Instituto Nacional de Administração (INA) mostra que os portugueses consideram que a administração pública funciona mal.

O estudo, que é apresentado esta manhã no 5.º Congresso Nacional da Administração Pública, foi realizado por Roberto Carneiro da Universidade Católica e revela que, para os portugueses, a administração pública funciona pior do que os serviços privados. Três em cada quatro pessoas inquiridas (75%) consideram que a administração pública funciona «pior» ou «muito pior» do que o sector privado. Para 22%, o sectores público e privado funcionam de forma idêntica e para 3%, a administração pública é melhor.

Do estudo participaram 53 dirigentes intermédios da Administração e 300 cidadãos, com idades entre os 30 e os 39 anos, uma faixa etária que foi seleccionada por ser das que mais contacta com os serviços públicos.

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Entre os dirigentes da administração pública, 62% dizem que esta funciona de forma idêntica à privada. Aqui, 28% dizem que o sector público é pior que o privado, 2% diz que é muito pior e 8% consideram que é melhor.

Do lado dos cidadãos, concluiu-se que estão cada vez mais exigentes, reclamando maior rapidez e eficácia na resolução dos seus problemas, além de boa disposição no atendimento. Os cidadãos, mostra o estudo, querem saber onde é gasto o dinheiro dos seus impostos e querem certificarse de que o mesmo é bem gasto.

A grande maioria (77%) acha que os funcionários têm habilitações adequadas, que os mesmos são competentes (71%)e têm sentido de serviço público (65%).

O atendimento foi, precisamente, a área em que os utentes reconheceram melhorias nos últimos anos, uma avaliação que foi corroborada pelos dirigentes públicos.

Outra das evoluções recentes que muito agradou aos utentes foi a possibilidade de pagar os impostos através da Internet. Mais de 80% dos inquiridos diz que esta foi uma das medidas mais relevantes dos últimos anos.

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