Já fez LIKE no TVI Notícias?

Galp sobe gasolina pela 2ª vez em 5 dias para novo recorde

Relacionados

A Galp aumentou o preço da gasolina, seguindo a decisão da Repsol, e atingindo o preço mais alto alguma vez praticado em Portugal.

A petrolífera portuguesa, que lidera a venda de combustíveis no País, decidiu aumentar o preço do litro de gasolina, sendo que a de 95 octanas subiu dois cêntimos para 1,309 euros. Já a gasolina de 98 octanas passa a custar 1,374 euros por litro. O preço do gasóleo mantém-se estável em 1,056 euros.

Este é o segundo aumento de preços na Galp em apenas cinco dias, já que a última subida de preço da gasolina tinha ocorrido no dia 8 deste mês.

PUB

A Galp justifica esta subida de preços para o valor mais alto de sempre com «os máximos históricos registados pelas cotações internacionais do crude e dos produtos refinados», que estão a colocar «enorme pressão sobre os preços dos combustíveis em todo o mundo». Mais uma vez, o comunicado da empresa fala também da crescente instabilidade criada pela situação em torno do Irão, que continua a provocar a escalada dos índices, em particular no caso da gasolina, que está sob pressão ainda maior devido às contínuas quebras de stocks nos Estados Unidos.

Ontem tinha sido a Repsol a tomar a iniciativa de subir os preços. A gasolina de 95 octanas nas bombas da marca espanhola aumentou também dois cêntimos para 1,307 euros por litro, igualmente alegando estar a ser «pressionada pelos valores recorde das cotações de petróleo nos mercados internacionais». Já o preço da gasolina de 98 octanas subiu para 1,418 euros por litro.

Fonte oficial da Repsol afirmou, em declarações à «Agência Financeira», que as petrolíferas têm sentido uma maior pressão para aumentar o preço das gasolinas, devido à maior procura desse combustível nos Estados Unidos da América, «uma questão de sazonalidade». O gasóleo também não escapou à actualização de preços e cada litro custa agora 1,059 face aos 1,056 cobrados até terça-feira.

Também a Repsol procedeu a duas subidas em quatro dias, já que a última actualização, anterior ao dia de hoje, ocorreu a 8 de Abril. Em Março, a última subida de preços foi efectuada a dia 29.

Nas próximas semanas são esperadas novas subidas de combustível.

PUB

Relacionados

Últimas