Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo diz que greve dos pilotos é inoportuna e prejudicial

Relacionados

O Governo considera que a greve dos pilotos, que está a causar um verdadeiro caos nos aeroportos nacionais, é inoportuna.

Num comunicado conjunto, os Ministérios das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e do Trabalho e Solidariedade Social, acrescentam que a paralisação, que tem uma duração prevista de seis dias, é «prejudicial aos interesses do País, das transportadoras aéreas, dos passageiros e dos seus trabalhadores». O Governo diz ainda que «lamenta o facto de o Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC) não ter iniciado um processo negocial e ter optado por recorrer à greve».

Recorde-se que a greve dos pilotos surgiu na sequência de alterações na sua idade aposentação. O pré-aviso foi emitido no passado dia 8 de Outubro mas, segundo os Ministérios, em 15 de Outubro, o Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações e o Secretário de Estado da Segurança Social receberam o SPAC, que apresentou um dossier reivindicativo.

PUB

O Governo adianta ainda no seu comunicado que dia 21 foi realizada nova reunião entre o Governo, o Conselho de Administração da TAP e o SPAC. «Nessa reunião o Governo informou o SPAC da sua disponibilidade imediata para, face às reivindicações apresentadas pelo Sindicato, iniciar um processo negocial. O Conselho de Administração da TAP manifestou a mesma disponibilidade. Por sugestão do próprio Sindicato, foi fixado um prazo de 30 dias para que o processo negocial produzisse resultados», referem.

«Inexplicavelmente, hoje, o Sindicato, decidiu não iniciar o processo negocial e recorrer à greve», concluem os Ministérios.

PUB

Relacionados

Últimas