Já fez LIKE no TVI Notícias?

Operadores de luz perderam 18 milhões nos últimos 3 meses

Relacionados

As empresas comercializadoras de electricidade que operam em Portugal perderam cerca de 18 milhões de euros nos últimos três meses.

Quem o disse foi o administrador da Union Fenosa, Luis Días López, que adianta que estas perdas se deveram à venda de luz por um valor abaixo do custo, de forma a não ficarem sem os clientes para Espanha. «De Julho a Setembro, os comercializadores perderam 18 milhões de euros», referiu.

E isto acontece, de acordo com o responsável, num cenário em que o mercado livre de electricidade está «em crise». Para Días López, a Union Fenosa está em Portugal «para ficar, não pontualmente», mas também é preciso que este o deixe ficar.

PUB

Para contornar esta situação, o responsável sublinha que é preciso também «aumentar a capacidade de interligação para evitar a desigualdade de preços» entre Portugal e Espanha. «As tarifas de acesso à rede são mais caras em 80% em Portugal», acrescentou.

Fenosa concorre nas barragens

«Os comercializadores não podem oferecer um preço melhor que a tarifa», comentou ainda em tom depreciativo, no VI Fórum Energia, organizado pelo «Diário Económico».

Além da comercialização de electricidade, o administrador da Fenosa mantém-se interessado em projectos eólicos no território português e anunciou uma novidade: «Vamos estar muito interessados no concurso do Governo para as barragens», sublinhou.

Recorde-se que, recentemente, o Governo anunciou que vai lançar um concurso público para a exploração e gestão de cerca de dez barragens em Portugal. Entre os interessados contam-se também a EDP, a Galp Energia, a Iberdrola e a Endesa.

Dias López referiu também que o grupo tem por norma apostar em alianças e que em Portugal não actuam de maneira diferente. «Estão a estudar-se (parcerias) com todas as empresas com interesse no sector e não necessariamente do sector», rematou, assinalando que ainda «não há negociações».

PUB

Relacionados

Últimas