Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministro diz que garantias reforçam estabilidade e segurança

Relacionados

Teixeira dos Santos recebe com agrado posição dos cinco maiores bancos

O ministro das Finanças disse esta sexta-feira que o interesse do BCP, BES, CGD, Santander Totta e BPI em poderem vir a recorrer às garantias do Estado, estimadas num total de 20 mil milhões de euros, são um sinal de que a medida proposta pelo Governo «teve um acolhimento positivo» por parte das instituições nacionais.

«Portugal dispõe assim de um quadro reforçado de estabilidade e segurança acrescidas no seu sistema financeiro ao serviço da economia e dos cidadãos. Foi para isto mesmo que esta medida foi tomada», disse Teixeira dos Santos em comunicado.

PUB

«Com efeito, a par da robustez que o sistema financeiro português tem revelado face às dificuldades existentes nos mercados internacionais, esta medida constitui um elemento adicional de facilitação e manutenção de boas condições de acesso aos meios de financiamento necessários ao regular e bom funcionamento da nossa economia bem como à salvaguarda dos interesses dos cidadãos», acrescentou.

Recorde-se que os cinco maiores nacionais vieram esta sexta-feira dizer que não põem de parte o recurso às referidas garantias, tendo em conta que as mesmas foram criadas «com o objectivo de criar as condições que permitam o restabelecimento da liquidez nos mercados financeiros tendentes à manutenção da estabilidade financeira e ao financiamento regular da economia».

PUB

Relacionados

Últimas