Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sócrates diz que investimento público é «imperativo moral»

Relacionados

Primeiro-ministro diz que concessão Algarve Litoral surge agora porque «economia precisa»

O primeiro-ministro, José Sócrates, defendeu este domingo a política de investimento público do Governo, considerando-a «absolutamente fundamental» para ajudar o país a sair da crise e um «imperativo moral» face à necessidade de criar emprego.

Na cerimónia que marcou o arranque da concessão Algarve Litoral, que prevê a requalificação da Estrada Nacional 125 (EN-125), realizada hoje em Faro, Sócrates disse que esta é «uma intervenção estratégica, pois representa um investimento na segurança da via».

PUB

«Este é um investimento na economia do Algarve, que quer ser uma referência na área turística. Não foi feito há mais tempo, mas será feito agora. Este é o momento porque a economia precisa e esta é a melhor forma de combater a crise», afirmou José Sócrates.

O líder do executivo socialista acrescentou que a nova concessão, uma das seis que o Governo lançou em todo o país, «dá novas oportunidade às empresas e cria emprego» e é, por isso, «absolutamente decisiva para responder à crise».

Sócrates disse ainda que a decisão de investir na requalificação da EN-125, que liga o Algarve de Sagres a Vila Real de Santo António, vai permitir melhorar «a economia da região, a segurança rodoviária e a envolvente paisagística» da via.

«Quem não age já cometeu um erro»

O primeiro-ministro defendeu ainda que «quem age pode cometer erros, mas quem não age já cometeu um», numa referência ao principal partido da oposição, o PSD, que tem criticado a política de investimentos públicos do Governo.

PUB

«Faz parte da responsabilidade política agir. Não queremos que as gerações futuras nos acusem de nada ter feito», afirmou, sublinhando que «há muita gente que precisa de emprego» e a obra «deve avançar rapidamente».

«É preciso investir e correr riscos»

Sócrates não podia concordar mais com Cavaco

Sócrates defendeu ainda que «é um imperativo moral ajudar a criar emprego» numa altura de crise e frisou que «todos os países do Mundo estão a lançar pacotes de investimento público para dar mais emprego em áreas estratégicas para o seu desenvolvimento».

O primeiro-ministro afirmou ainda que esta política só é possível «porque o Governo consolidou as contas públicas durante três anos, permitindo agora uma folga orçamental para avançar com estes investimentos».

A Algarve Litoral visa a requalificação da EN-125, de forma a melhorar a mobilidade na região e a segurança rodoviária na via.

A Algarve Litoral prevê intervir numa extensão total de 273 quilómetros e representa um investimento de 280 milhões de euros, que irá servir 14 dos 16 concelhos algarvios e mais de 400 mil pessoas.

PUB

Relacionados

Últimas