Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bancos apostam na captação de depósitos dos clientes para enfrentarem crise

Relacionados

Suporta expansão da actividade do sector

Os bancos encontraram nos depósitos dos clientes uma forma de enfrentarem a crise financeira internacional, refere o Banco de Portugal no Boletim Económico da Primavera.

«Face à situação nos mercados de financiamento por grosso, estar-se-á também a verificar a implementação de estratégias mais competitivas de captação de depósitos de clientes pelas instituições bancárias, que passarão nomeadamente por uma compressão das margens nas taxas de juro das operações passivas relativamente às taxas do mercado monetário», refere a instituição.

PUB

«A captação de recursos junto de clientes (nomeadamente de particulares) foi facilitada nos meses mais recentes pelas reduções na rendibilidade em produtos financeiros alternativos, como sejam os fundos de investimento e, mais recentemente, os certificados de aforro, de que resultaram significativos resgates», continua a casa governada por Vítor Constâncio.

O BdP considera também que a melhoria da remuneração (absoluta e relativa) dos depósitos «terá contribuído para sustentar a aceleração que os depósitos em Portugal de particulares e emigrantes têm registado». No final de 2007, a taxa de variação deste agregado situou-se em 8,1%, o que compara com 3,5 e 5,2%, respectivamente, em Dezembro de 2006 e em Junho de 2007.

A aceleração dos recursos de clientes terá assumido particular importância no decurso do segundo semestre de 2007, ao constituir «a principal contrapartida da variação dos empréstimos bancários. Esta evolução terá suportado a expansão da actividade dos bancos, com destaque para os empréstimos ao sector privado não financeiro, a uma taxa semelhante à verificada antes da emergência da instabilidade nos mercados financeiros internacionais.

PUB

Relacionados

Últimas