Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Porta 65» abre <i>call center</i> para ajudar jovens

Relacionados

Instituto recebeu mais de 5 mil chamadas para pedidos de esclarecimento

Os jovens saíram à rua esta quinta-feira para criticar as novas regras do incentivo de arrendamento jovem. O «Porta 65» não agrada à maioria que tinha o anterior subsídio, nem aos novos candidatos, mas os problemas na submissão de candidaturas também tem gerado críticas.

O presidente do Instituto da Nacional de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) justificou esta quinta-feira o alargamento do prazo para a primeira fase com estes problemas nas candidaturas, num processo que funciona exclusivamente online. «Até hoje recebemos mais de 5000 chamadas de pedidos de esclarecimento», explicou Nuno Vasconcelos.

PUB

O PortugalDiário sabe que o apoio aos jovens que tenham dúvidas sobre o preenchimento do formulário e a submissão da candidatura poderão, a partir de hoje, recorrer a um call center, que funciona das 9h às 24h, através do número 707 101 112.

«Havia pessoas que nem sabiam o que era a taxa de esforço. Como havia muitas candidaturas com dúvidas propusemos uma dilatação de uma semana no prazo», explicou o presidente do instituto, sublinhando a necessidade de informar os jovens que procuram o incentivo.

Governo admite rever regras

Questionado pela agência Lusa sobre as reclamações que surgiram quanto às regras definidas para o Porta 65, Nuno Vasconcelos adiantou que «depois de analisados os processos e se se verificar que não foram cumpridos os objectivos» é possível haver ajustamentos. Admitindo a mesma possibilidade, o secretário de Estado do Ordenamento do Território admitiu, esta semana, que é possível rever as regras se na avaliação que vai fazer da primeira fase de candidaturas o Governo detectar que existe desfasamento entre as condições reais do mercado e os requisitos definidos na portaria.

Quanto às críticas em relação ao tecto máximo de rendas admitido para as candidaturas ao Porta 65 Nuno Vasconcelos afirmou: «Não é só na Internet que as pessoas podem alugar casa e não é por os valores estarem inflacionados que íamos admitir rendas mais altas». «Ainda esta semana um senhorio veio ao Instituto dizer que não tinha anúncio na Internet, mas tinha um prédio com andares para alugar e praticava rendas dentro dos valores definidos para o programa».

A primeira fase (de um conjunto de quatro) terminará no próximo dia 28 e tem uma dotação orçamental de 12 milhões de euros, mas apenas 45 dias após o fim desta data serão avaliadas as candidaturas.

PUB

Relacionados

Últimas