Já fez LIKE no TVI Notícias?

Parlamento: zonas para fumadores concorridas

Relacionados

Varanda do Salão Nobre e claustro são alguns dos locais onde se pode fumar

Os cinzeiros «desapareceram» quase na totalidade dos corredores da Assembleia da República e «reapareceram» nas «zonas azuis», onde legalmente é agora possível fumar, como a varanda do Salão Nobre e o claustro do Palácio de São Bento, noticia a Lusa.

No entanto, no corredor dos Passos Perdidos ainda resistem oito cinzeiros de parede, e um deles apresentava hoje à hora do almoço duas beatas lá dentro.

PUB

Na primeira manhã de trabalhos parlamentares desde a entrada em vigor da proibição de fumar em instalações de órgãos de soberania, eram ainda poucos os deputados no Parlamento por não haver reunião plenária - o que só acontece sexta-feira de manhã.

Desaparecidos (quase todos) os cinzeiros, apareceram, junto a muitas entradas, pequenas placas vermelhas com a proibição de fumar em português, inglês e francês e avisando da coima máxima aplicada - 750 euros - a quem violar a lei 32/2007, de 14 de Agosto.

À entrada para dois dos locais onde é possível fumar - o varandim do Salão Nobre e o claustro do antigo mosteiro beneditino - estão também placas, estas de cor azul, indicando ser um espaço de fumadores, igualmente em português, inglês e francês.

Durante a manhã, e a avaliar pelas beatas nos cinzeiros, as «zonas azuis» foram concorridas - mas avistavam-se mais funcionários do que deputados.

E terão sido o frio e a grande afluência à «zona azul» do varandim que levaram os serviços, ao fim da manhã, a afixar um cartaz em que se pedia: «Por favor, não deixe as portas de acesso ao varandim abertas muito tempo».

A Lei do Tabaco, que restringe o fumo nas instalações dos órgãos de soberania, como a Assembleia da República, entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2008.

São seis os locais do Palácio de São Bento em que é permitido fumar: o claustro, a varanda do salão nobre, o jardim interior e o átrio principal do edifício principal e o jardim e o terraço do edifício novo.

PUB

Relacionados

Últimas