Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cientistas: «Os melhores estão a voltar»

Relacionados

Investigador António Coutinho diz que muitos portugueses no estrangeiro têm uma imagem negativa do sistema científico nacional

O investigador António Coutinho, a quem esta semana foi atribuído o prémio Universidade de Lisboa, considerou errada a imagem negativa que muitos investigadores portugueses no estrangeiro têm do sistema científico nacional e salientou que «os melhores estão a voltar».

«Os portugueses que estão no estrangeiro, e alguns que eu conheço, têm uma ideia muito má da situação actual em Portugal e acham que as coisas estão a um nível diferente do que de facto estão. Há muita falta de informação, mas posso garantir que os melhores estão a voltar, principalmente os jovens», salientou à Lusa o director do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e vencedor do Prémio Universidade de Lisboa 2007.

PUB

Ciência: portugueses não querem regressar

Mulheres na Ciência premiadas

As declarações de António Coutinho surgem depois de um estudo do Instituto de Ciências Sociais (ICS) revelar que cerca de 45 por cento dos investigadores portugueses a trabalhar no estrangeiro não tencionam voltar a Portugal a médio prazo devido à «falta de oportunidades de emprego» e de «progressão na carreira».

Segundo o mesmo estudo, apenas 43 por cento dos 521 inquiridos, na maioria estudantes de doutoramento, tenciona regressar a Portugal, para «contribuir para o desenvolvimento do sistema científico e do país», por «razões familiares» e pela «qualidade de vida».

Em declarações hoje à Lusa, António Coutinho sublinhou por seu lado que os números relativos aos programas de doutoramento que o IGC desenvolve apontam para uma «taxa de retorno [de investigadores] de mais de 60 por cento».

«As pessoas que estamos a trazer são pessoas que têm ofertas muito boas em outras partes do mundo e não é por não terem outro sítio para onde ir que vêm, mas porque querem voltar para ajudar para a recuperação nacional», afirmou. «Há mais de 20 anos que Portugal está a fazer um esforço significativo para renovar e reforçar a ciência», disse.

Cientista e investigador premiado nacional e internacionalmente, António Coutinho surge no ranking do «Science Citation Index» como um dos 100 cientistas mais influentes no mundo ao longo dos últimos 20 anos.

PUB

Relacionados

Últimas