Já fez LIKE no TVI Notícias?

Metade dos professores em manif

Relacionados

Fenprof espera o maior protesto de sempre no sábado: cerca de 75 mil

«Metade dos professores do país» estarão na marcha da indignação marcada pelos sindicatos para o próximo sábado, disse ao PortugalDiário Manuel Grilo, da Federação Nacional dos Professores (FENPROF). O responsável adiantou que «as inscrições de professores já são suficientes para encher 600 autocarros. Se cada um levasse 50 pessoas, e a maioria leva mais, seriam 30 mil», explicou.

Estes números dizem apenas respeito a docentes que viajam de fora de Lisboa nos autocarros organizados pelos sindicatos. «Ainda há que contar com os que vêm em transporte particular e com os muitos que são da região de Lisboa, além de alguns que possam vir em autocarros alugados pelas escolas», adiantou Manuel Grilo.

PUB

«Serão seguramente muito mais de 50 mil. Acredito que chegará a metade dos cerca de 150 mil professores que há em Portugal», disse o responsável.

«Há até uma associação sindical da zona de Viseu que já está a recorrer a autocarros espanhóis porque já não há nenhum disponível na região», disse outra fonte da Fenprof.

Cavaco faz apelo à serenidade na Educação

Até a Fenprof, que convocou o protesto, foi surpreendida pela enorme adesão de professores. «Já estamos a informar a polícia de que o local do fim da manifestação será alterado do Rossio para o Terreiro do Paço, devido ao elevado número de pessoas», explicou Manuel Grilo.

Mas esta adesão maciça está a causar outros constrangimentos. «Os custos dos autocarros serão suportados pelos sindicatos, mas não estávamos à espera de tanta gente», explicou Manuel Grilo, que adianta que estão agora a ser estudadas algumas estratégias, «por exemplo, os professores que vão viajar fazerem um donativo de um euro, para ajudar».

Mas o responsável diz que o esforço financeiro «vale a pena». «Não é só o número de professores, é o simbolismo político. Metade dos professores na rua contra a ministra e contra o Governo. É preciso ser autista para não ver», adianta o responsável que diz ainda que «nada mais será o mesmo na educação em Portugal».

A Fenprof acredita que esta manifestação ultrapassará largamente os 25 mil professores que 5 de Outubro de 2006, encheram as ruas de Lisboa e que foi considerada a maior manifestação de sempre de professores em Portugal.

PUB

Relacionados

Últimas