Já fez LIKE no TVI Notícias?

Falta de vigilância fecha salas de museus

Relacionados

Visitantes queixam-se e chegam a pedir livros de reclamação

O encerramento ao público de algumas salas expositivas de museus nacionais, devido à falta de vigilância, está a motivar queixas dos visitantes, impedidos de entrar por motivos de segurança, apurou a agência Lusa.

O Museu Nacional do Azulejo (MNA) e o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), ambos em Lisboa, são alguns dos espaços museológicos obrigados a encerrar salas do seu percurso expositivo principal devido à falta de vigilantes.

PUB

A directora do MNAA, Dalila Rodrigues, disse à Lusa estar «indignada com a situação» porque os visitantes «chegam a pedir os livros de reclamação para colocar as queixas por escrito», ao serem impedidos de entrar.

No último fim-de-semana, segundo a responsável, a falta de vigilantes obrigou ao encerramento quase total do percurso de arte portuguesa, e o mesmo sucede à hora do almoço, «o que afecta a imagem do museu perante o público», comentou.

Contactado pela Lusa, o presidente do Instituto Português de Museus (IPM), Manuel Bairrão Oleiro, confirmou que o problema tem vindo a agravar-se nos últimos anos e afecta a quase generalidade dos 29 museus nacionais.

«A aposentação de vigilantes sem possibilidade de substituição, devido à não renovação dos quadros de pessoal dos museus, tem levado a esta situação. As direcções dos museus acabam por decidir encerrar salas para segurança das obras», explicou.

O director do IPM confirmou que a falta de vigilantes atinge particularmente neste momento o MNA, que encerrou «parte significativa do seu percurso expositivo de uma forma permanente», e o MNAA, «que tem encerrado algumas salas sobretudo à hora do almoço».

PUB

«Terá de ser encontrado outro tipo de solução para resolver a falta de vigilantes porque o que se passa actualmente penaliza o serviço público», assinalou.

Manuel Bairrão Oleiro acrescentou que estão a ser estudadas soluções pelo IPM, que tutela os museus nacionais, em conjunto com o gabinete da ministra da Cultura, «para resolver este problema com a maior brevidade».

Em 2006, os visitantes dos 29 museus nacionais ultrapassaram um milhão, um número que só tinha sido registado em 1998, quando se realizou a Expo98, em Lisboa.

PUB

Relacionados

Últimas