Já fez LIKE no TVI Notícias?

Setúbal: obras de estabilização já começaram

Relacionados

Fotos: explosão terá ocorrido num apartamento desabitado

Os trabalhos de escoramento e estabilização do prédio no bairro do Montebelo, onde quinta-feira ocorreu uma explosão, tiveram início sexta-feira pelas 23:45 e deverão estar concluídos durante o fim-de-semana, anunciou este sábado o Governo Civil de Setúbal.

Segundo um comunicado, as obras de escoramento e estabilização do edifício foram desencadeadas na sequência da inspecção realizada pelos técnicos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e da Câmara Municipal de Setúbal, com o objectivo garantir a «estabilização do edifício acidentado e a salvaguarda da segurança pública».

PUB

O comunicado esclarece que as obras estão a cargo da empresa BEL - Engenharia de Reabilitação de Estruturas S.A., do Grupo Teixeira Duarte, adiantando está previsto o «escoramento do prédio, através da colocação de uma estrutura metálica de apoio, e a solidarização dos elementos estruturais mais danificados, nomeadamente dos pilares mais deformados e/ou em risco de desequilíbrio (contraventamento)».

O documento refere também que o acompanhamento técnico da obra será assegurado pelo LNEC, pela Autoridade Nacional de Protecção Civil e pela Câmara Municipal de Setúbal.

Por outro lado, esclarece que a PSP e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) vão manter o perímetro de segurança em torno do edifício e que o acesso dos moradores só será permitido, por razões de segurança, após a conclusão dos trabalhos de estabilização.

O Governo Civil de Setúbal relembra ainda que o alojamento das 156 pessoas afectadas pelo acidente está assegurado pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, através do Centro Distrital de Segurança Social, e pela Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, em unidades hoteleiras e na Pousada da Juventude de Setúbal, que se encontrava encerrada e foi aberta para o efeito.

PUB

Apartamento desabitado

Segundo informações avançadas este sábado por alguns jornais dários o apartamento onde terá ocorrido a explosão estaria desabitado.

O Diário de Notícias cita Mário Macedo, comandante do Regimento Sapadores Bombeiros de Setúbal, que afirma: «Tudo indica que terá sido naquele apartamento que se deu a grande explosão». O responsável adiantou que «a casa estava desocupada». Segundo o Diário de Notícias apurou, o 11.º C estava vazio há quatro anos, por acção judicial.

Também o Correio da Manhã escreve na sua edição deste sábado que o referido apartamento estava desabitado. Um facto que está a ser investigado pela PJ pois terá sido encontrada uma pessoa nessa casa, supostamente desocupada.

PUB

Relacionados

Últimas