Já fez LIKE no TVI Notícias?

Pais da criança internada não têm gripe mexicana

Relacionados

Médicos aguardam resultados dos exames ao menino. Ministra pede calma e recorda que não há casos confirmados de gripe suína em Portugal

O Ministério da Saúde informou esta quarta-feira que aguarda os resultados das análises laboratoriais a um rapaz internado terça-feira no hospital de S. João com sintomas de gripe, mas reitera que não há casos confirmados de gripe suína.

Portugueses devem estar «seguros», diz Sócrates

PUB

«Face às notícias hoje divulgadas [de um caso em análise no hospital S. João no Porto], o Ministério da Saúde reitera que não há casos confirmados de infecção pelo vírus H1N1 em Portugal», refere o Ministério numa nota à imprensa.

Quanto à situação do menino de três anos que está a ser sujeito a investigação, o Ministério da Saúde adianta apenas: «aguarda-se o resultado de análises laboratoriais».

Gripe: criança internada pode ter meningite

A criança internada é residente no estado norte-americano do Connecticut, onde não se registou qualquer caso de gripe suína, informou hoje o delegado de saúde distrital de Vila Real.

O delegado de saúde, Manuel Pinheiro, adiantou que as autoridades aguardam os resultados das análises à criança para decidir eventuais medidas de prevenção.

Caso se confirme tratar-se de um caso de gripe suína, deverá iniciar-se um inquérito epidemiológico junto daqueles que tiveram contacto com o menor.

PUB

O director do Hospital de S. João em declarações aos jornalistas afirmou que «o pai e a mãe, que tiveram contacto com a criança, já foram examinados e não revelaram sinais» de ter gripe suína.

Ministra pede tranquilidade

Numa nota, o Ministério da Saúde esclarece que «todos os casos que levantem dúvidas aos profissionais de saúde são sujeitos a análises laboratoriais e medidas de prevenção de transmissão da infecção, tal como está determinado no Plano de Contingência», sendo este um «procedimento habitual e que segue as recomendações internacionais».

Ministério da Saúde relembra que só há risco de infecção com o novo vírus da gripe em casos em que as pessoas se deslocaram às zonas atingidas ou estiveram em contacto com pessoas afectadas, ou provenientes recentes destes destinos.

Perante sintomas sugestivos de gripe, e a circunstância já referida de deslocação a áreas atingidas ou contacto com pessoas afectadas, o Ministério da Saúde aconselha aos cidadãos que entrem em contacto com a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e sigam as recomendações feitas pelos profissionais de saúde.

Nesta nota, a ministra da Saúde, Ana Jorge, volta a pedir «tranquilidade e confiança aos Portugueses» e remete para as 18:00 um novo ponto de situação sobre a doença.

PUB

Relacionados

Últimas