Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministra do Trabalho reconhece «legitimidade» da Greve Geral

Relacionados

Helena André diz que «sobretudo quando se destinam a defender os interesses dos trabalhadores e dos sindicatos»

A ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, considera que «a maioria das greves tem legitimidade», por isso diz compreender a desta quarta-feira.

Questionada se apoiaria a greve caso ainda estivesse nos quadros da UGT - como aconteceu na paralisação de 1988 -, a ministra, que também foi secretária-geral da Comissão Europeia de Sindicatos, disse aos jornalistas que compreende «todas as greves», já que «a maior parte tem legitimidade, sobretudo quando se destinam a defender os interesses dos trabalhadores e dos sindicatos», informa a agência Lusa.

PUB

Já levada a comparar a greve geral de hoje com a que aconteceu há 22 anos, que também uniu a CGTP e a UGT, a ministra disse que «talvez a grande diferença é que na greve geral de 1988 estávamos a falar de uma matéria estritamente laboral, tratava-se do célebre pacote laboral».

Pelo contrário, «hoje estamos a falar de matérias muito mais amplas, que são matérias que têm intimamente a ver com aquilo que foram as opções do Governo para responder às questões do nosso país da crise financeira, que rapidamente se transformou numa crise económica», afirmou.

A CGTP e a UGT realizam hoje uma greve geral conjunta contra as medidas de austeridade, anunciadas pelo Governo em Setembro, que têm como objectivo consolidar as contas públicas, entre as quais os cortes de salários nos trabalhadores do Estado, o congelamento das pensões em 2011 e o aumento em dois pontos percentuais do IVA.

PUB

Relacionados

Últimas