Já fez LIKE no TVI Notícias?

PJ: António Costa «nunca» defendeu mudança de tutela

Relacionados

Antigo ministro da Administração Interna e da Justiça recusou comentar ideia de Alípio Ribeiro

O antigo ministro da Administração Interna e da Justiça António Costa escusou-se esta segunda-feira a comentar a mudança de tutela da PJ admitida pelo director nacional daquela polícia, esclarecendo, contudo, que nunca defendeu essa ideia, noticia a Lusa.

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Alípio Ribeiro, admitiu em entrevista publicada hoje pelo Diário Económico a mudança de tutela da PJ do Ministério da Justiça para o da Administração Interna ou para um novo Ministério do Interior.

PUB

O presidente da Câmara de Lisboa e antigo responsável das duas pastas ministeriais em causa, António Costa, disse aos jornalistas não lhe competir mais «pensar sobre esse assunto».

«Nunca defendi essa ideia», sublinhou, contudo, o autarca da capital, em declarações à margem de um almoço com representantes de comunidades religiosas, no Palácio da Mitra. António Costa escusou-se a tecer mais comentários sobre a ideia defendida por Alípio Ribeiro, considerando que existem «dois excelentes ministros que podem tratar desses assuntos».

«O Ministério da Administração Interna (MAI) sofreu alterações profundas, deixou de ter a modernização administrativa, as autarquias. Hoje é, de facto, o ministério da segurança», disse Alípio Ribeiro ao jornal, acrescentando que a passagem da PJ para o MAI «não deve ser afastada, deve ser pensada».

O director nacional da PJ adianta ainda como hipótese a criação de um Ministério do Interior, à semelhança de Espanha. «É uma hipótese de trabalho», disse, considerando que as competências da figura do secretário-geral do Sistema Integrado de Segurança Interna, criada no âmbito da Lei de Investigação e Organização Criminal, ficaram «um pouco aquém».

PUB

Relacionados

Últimas