Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Geração à Rasca»: saiba como vai ser a manif

Relacionados

Protesto decorrerá em dez cidades portuguesas

O protesto «Geração à Rasca» nasceu na rede social fFacebook e gerou iniciativas populares previstas para dez cidades, no sábado, estando o movimento a proceder legalmente à formalização das concentrações junto dos governos civis.

Segundo o blogue geracaoenrascada.wordpress.com, os protestos de sábado estão marcados para as cidades de Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa, Ponta Delgada (Açores), Porto e Viseu.

PUB

Os pedidos nos governos civis (entidades responsáveis pela autorização deste tipo de protesto) terão que entrar até 48 horas úteis antes da data das iniciativas, que decorrem no sábado.

No caso dos governos civis do Porto e de Lisboa, os pedidos de autorização já foram entregues pelo movimento «Geração à Rasca» e, segundo o que fontes das estruturas governamentais disseram à Agência Lusa, as concentrações com desfile marcadas para sábado serão autorizadas.

Saiba por onde vão passar os protestos

No caso de Lisboa, o pedido obedeceu aos procedimentos legais, estando a concentração agendada para as 15:00 na Avenida da Liberdade, seguindo depois pela Praça D. Pedro IV, Rua do Carmo e Rua Garrett, terminando depois na Praça Luis de Camões.

O Governo Civil de Lisboa «informou as autoridades de segurança», sendo da responsabilidade da Polícia de Segurança Pública (PSP) determinar as questões relacionadas com o trânsito.

Contactado pela Agência Lusa, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP explicou já ter tido conhecimento da concentração de sábado, que irá acompanhar, havendo «necessariamente alguns cortes de trânsito pontuais».

PUB

No caso do Porto, o pedido já deu entrada no governo civil e vai ser autorizado, tendo sido cumpridos «todos os trâmites legais».

A concentração na cidade portuense está marcada para as 15:00, na Batalha, seguindo o desfile pela Rua de Santa Catarina, Rua Fernandes Tomás, Rua Sá da Bandeira, com término previsto para a Praça D. João I.

Segundo fonte do Governo Civil do Porto, a PSP irá acompanhar o desfile e assegurar o funcionamento normal do trânsito, não estando, para já, previsto qualquer condicionamento.

Em Leiria, o pedido já entrou no governo civil mas a formalização continha uma incorrecção sendo agora refeito e está prevista nova entrada, na quarta-feira.

No caso da concentração da «Geração à Rasca» marcada para Ponta Delgada, nos Açores, a responsabilidade de autorização é do vice-presidente do Governo Regional.

Apesar de nos Açores o pedido formal ainda não ter entrado, fonte do governo regional avançou à Lusa que já houve contactos para perceber o que é necessário fazer para proceder a estas formalizações, o que poderá indicar que o processo de autorização poderá acontecer.

Contactados pela Agência Lusa, os governos civis de Braga e de Coimbra afirmaram não ter ainda nenhum pedido oficial, tendo realçado, no entanto, que os manifestantes ainda estão dentro do período legal para o fazer.

PUB

Relacionados

Últimas