Já fez LIKE no TVI Notícias?

CGTP: 168 mil sindicalizados em quatro anos

Relacionados

Congresso da central sindical começa esta sexta-feira

Mais de 168 mil trabalhadores sindicalizaram-se nas estruturas filiadas na CGTP ao longo dos últimos quatro anos, disse o secretário-geral da central, Manuel Carvalho da Silva.

No último Congresso da CGTP, que se realizou há quatro anos, o número total de trabalhadores filiados era de 759.500.

PUB

No entanto, a este número não se pode somar os novos sindicalizados porque ainda não foi apurado quantos saíram, uma contabilização que deverá ser feita após o XI Congresso da CGTP, que começou esta sexta-feira.

CGTP: lista pode não ficar fechada

«Este país não é para velhos»

Fonte da CGTP explicou que são necessárias três novas sindicalizações para compensar, em termos financeiros, a perda de um sócio antigo, uma situação que se deve ao facto de novos sindicalizados serem normalmente jovens, que ganham menos, e também por os salários terem crescido pouco nos últimos anos.

Manuel Carvalho da Silva anunciou hoje, na sessão de abertura do XI Congresso, que três sindicatos se filiaram na central sindical ao longo dos últimos quatro anos, o que traduz mais 168.189 trabalhadores.

PUB

Destas novas sindicalizações, 26,5 por cento são jovens com menos de 30 anos e 51,2 por cento são mulheres, adiantou Carvalho da Silva.

«É uma prova de futuro para a central», sublinhou o líder da CGTP.

No total, a CGTP tem 88 sindicatos filiados e conta com a cooperação activa e regular de outros 21.

De acordo com o orçamento da CGTP para o ano de 2008, a central sindical recebe anualmente 2,5 milhões de euros provenientes das quotizações dos trabalhadores.

PUB

Relacionados

Últimas