Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nuvem de cinzas em Portugal obriga a desvio de rotas

Relacionados

Para já, não há registo de voos cancelados

A nuvem de cinzas vulcânicas no espaço aéreo português deslocou-se «ligeiramente» para sul e obriga a algumas restrições, que implicam apenas desvios de rota e não o cancelamento dos voos, adiantou à Lusa fonte da NAV ¿ Portugal.

Numa previsão a 24 horas, que pode sofrer alterações, a expectativa do Instituto de Meteorologia é de que a nuvem se aproxime da Península Ibérica, o que está a ser acompanhado pela NAV Portugal, a empresa que presta serviços de tráfego aéreo no território continental português e numa vasta área sobre o Atlântico Norte.

PUB

João Jacinto Ferreira, da divisão de meteorologia aeronáutica do Instituto de Meteorologia (IM), ressalvou, em declarações à Lusa, que as previsões são actualizadas a cada seis horas, pelo que a aproximação ao noroeste da Península Ibérica que agora se antevê pode não ocorrer.

«A pluma de cinzas está a deslocar-se ligeiramente para sul» e «neste momento, tudo o que está a ocorrer passa-se no oceano. Há uma aproximação ligeira para sul e há uma aproximação do território continental, mas é uma previsão para as 24 horas de hoje», detalhou João Jacinto Ferreira.

«Mas tudo isto é reavaliado de seis em seis horas e poderá haver uma alteração a esta previsão», acrescentou.

De acordo com o meteorologista, a nuvem de cinzas vulcânicas mantém-se concentrada «abaixo dos seis mil metros de altura».

Por parte da NAV Portugal, a informação prestada à Lusa pelo chefe de controlo de tráfego aéreo do centro de Lisboa, Rui Barros Costa, é a de que na região de voo sob a responsabilidade do centro de Santa Maria «foi emitida uma notícia de aviso à navegação aérea», uma vez que «existem restrições numa zona do espaço aéreo de Santa Maria».

Porém, este espaço é «muito vasto» e estas restrições implicam, por enquanto, apenas o desvio do tráfego aéreo para outras rotas, explicou Rui Barros Costa.

PUB

Relacionados

Últimas