Velocidade da Internet é metade do prometido pelos operadores - TVI

Velocidade da Internet é metade do prometido pelos operadores

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A qualidade do serviço de Internet em Portugal é globalmente boa, mas as velocidades máximas publicitadas pelos operadores raramente são atingidas, segundo um estudo da Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) hoje divulgado.

Em média, as velocidades a que se conseguem aceder à informação na Internet é entre 50 a 60% abaixo do máximo publicitado pelos operadores, conclui o estudo.

Isto significa que, se um consumidor compra um produto que lhe oferece uma velocidade máxima de download (velocidade a que a informação é transmitida) de 2 megabits por segundo, em média, o consumidor acede à informação a metade dessa velocidade.

Em conferência de imprensa, a administradora da ANACOM, Teresa Maury, considerou «importante que os consumidores conheçam esta diferença» apesar de defender que as velocidades efectivamente oferecidas pelos operadores serem «boas mesmo a nível internacional».

A ANACOM alerta, no entanto, para o mau desempenho dos operadores no acesso aos sites internacionais, com a média de velocidade de transmissão a descer para um quarto do máximo contratado.

Muitos dos problemas que os consumidores experimentam no acesso aos sites resultam da configuração das páginas e dos conteúdos nelas contidas, considerou o director de fiscalização, António Vassalo, também presente na conferência de imprensa.

O director defendeu, no entanto, que «se os operadores quiserem, há muito para fazer em termos de rede no tráfego internacional».

No mercado dos 2 megas ADSL (pelo fio do telefone), a Telepac é a que oferece as melhores velocidades, em média, e no mercado dos 512k, a melhor escolha é a Oni, revela o estudo.

No cabo, a Cabovisão revela um melhor desempenho, próximo do máximo contratado, enquanto a TV Cabo tem um comportamento instável, oferecendo as melhores e as piores velocidades dependendo das horas do dia.

Globalmente, as ofertas de 512k por segundo permitem velocidades mais próximas do máximo, adianta.

«O consumidor deve, no entanto, perceber bem o tipo de utilização que quer fazer da Internet», lembrou António Vassalo, porque «se quiser usar a Internet para fazer o download de músicas, ou jogar jogos, a oferta de 512k torna-se fraca».

A Anacom analisou também as ofertas de Internet dial-up, que usam uma ligação telefónica normal, concluindo que a velocidade oferecida está muito próxima do máximo contratado e o consumidor consegue estabelecer a ligação à Internet à primeira tentativa em 92% dos casos.
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