Sócrates: mercado argelino «é da maior importância» para o País - TVI

Sócrates: mercado argelino «é da maior importância» para o País

O primeiro-ministro, José Sócrates

Relações económicas atingem ponto de maturidade, diz primeiro-ministro

Relacionados
O primeiro-ministro, José Sócrates afirmou este domingo, em Argel, que as relações económicas com a Argélia já atingiram «um ponto de maturidade» e considerou o mercado argelino como sendo «da maior importância para Portugal».

José Sócrates participa este domingo e segunda-feira, em Argel, na II Cimeira Luso Argelina, estando neste país acompanhado pelos ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e pelo ministro da Economia, Manuel Pinho.

Estava prevista também a presença em Argel do ministro Mário Lino, mas o titular das pastas das Obras Públicas, Transportes e Comunicações ficou em Lisboa.

Falando à chegada a Argel, o chefe do Governo português defendeu que as relações entre Portugal e Argélia, na sequência da primeira cimeira política entre os dois países, atingiram já «um nível de maturidade significativo».

«Para Portugal, as relações com os países do Magreb são prioritárias, não apenas por razões políticas e de segurança, mas também por razões económicas», salientou José Sócrates.

Grande fornecedor de gás

O primeiro-ministro vincou depois que Portugal já realiza cimeiras anuais com a Argélia, Marrocos e Tunísia e que recentemente abriu uma embaixada na Líbia.

«A Argélia é o grande fornecedor a Portugal de gás natural e é um parceiro económico da maior importância. Por outro lado, as exportações portuguesas para a Argélia, nos primeiros três meses deste ano, quase que duplicaram. Ou seja, já começamos a ter resultados», sustentou.

Sobre as expectativas nacionais em relação à II Cimeira Luso Argelina, que este domingo começou em Argel, Sócrates disse pretender em primeiro lugar «reforçar as relações políticas, agradecer a ajuda que o Governo da Argélia deu na organização da Cimeira entre União Europeia e África (em Dezembro, em Lisboa) e dar um contributo para que a relação económica bilateral continue a subir», apontou.

Ainda ao nível das relações económicas, o primeiro-ministro classificou o mercado argelino «da maior importância para Portugal».

Neste capítulo, Sócrates referiu que a II Cimeira Luso Argelina será marcada pela assinatura de alguns acordos bilaterais, mas frisou que «mais significativa é a relação empresarial já existente entre os dois países».

«No domínio da energia, tem corrido muito bem a relação entre a EDP e a Sonatrach, e Portugal está presente em várias áreas de actividade no mercado argelino, desde o sector bancário até à maquinaria», referiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados