Varig conclui venda das subsidiárias à TAP e Matlin Patterson - TVI

Varig conclui venda das subsidiárias à TAP e Matlin Patterson

TAP e VARIG

A Varig anunciou, ontem à noite, que conseguiu alcançar os 56 milhões de dólares que precisava para pagar as suas dívidas às empresas de leasing, que vencem hoje. Na altura, a companhia anunciou também ter acertado a venda das suas subsidiárias VEM (engenharia e manutenção) à TAP e a VarigLog (transporte de cargas e logística) ao fundo americano Matlin Patterson.

Relacionados
A VarigLog foi vendida ao fundo Matlin Patterson por cerca de 50 milhões de dólares, segundo apurou o brasileiro «Valor». Recorde-se que a TAP tinha oferecido 38 milhões de dólares e resolveu, tal como a Agência Financeira tinha noticiado ontem, não cobrir a oferta. Uma decisão que acabou por tornar a VEM mais barata, já que aos 24 milhões de dólares que a portuguesa pagou por esta subsidiária abatem 7,5 milhões de dólares, os 20% de prémio que estava acordado, por ter abdicado da empresa de carga.

«Concluir todas as negociações que envolvem a recuperação da Varig, manter e ampliar a internacionalmente reconhecida qualidade das nossa operações é o rumo que todos nós da companhia estamos seguindo», disse o presidente da Varig, Marcelo Bottini, em nota divulgada ontem, citado pelo mesmo jornal.

Segundo uma fonte que acompanhou a operação, durante o dia de ontem, a Varig trabalhou no sentido de se aproximar mais do fundo Matlin Patterson. Com o prazo vencendo, a empresa queria contar com um «plano B», caso as negociações com a TAP e o banco JP Morgan não vingassem a tempo, referem.

O presidente da Varig já tinha informado que a companhia contava com 29 milhões de dólares reservados para o pagamento da dívida que vence hoje. Mas a companhia aérea ainda aguarda a devolução de 30 milhões que foram pagos antecipadamente à Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A entidade funciona como uma espécie de câmara de compensação internacional e garante o pagamento pelo transporte de passageiros em aviões de outras companhias de aviação caso a Varig venha a ter qualquer problema em seus voos internacionais.

Refira-se ainda que a venda das subsidiárias ainda precisa ser ratificada pelo Colégio Deliberante da Fundação Ruben Berta (FRB).
Continue a ler esta notícia

Relacionados