Estudantes «despertaram juntos» contra a pobreza - TVI

Estudantes «despertaram juntos» contra a pobreza

  • Portugal Diário
  • 17 out 2007, 16:10

Lisboa participou em campanha internacional contra as desigualdades

Centenas de estudantes universitários deitaram-se esta quarta-feira numa cama gigante em Lisboa para minutos mais tarde «despertarem juntos contra a pobreza», juntando-se assim a uma iniciativa internacional de protesto contra as grandes desigualdades que existem no mundo, refere a Lusa.

Por ocasião do Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, centenas de estudantes juntaram-se hoje na Alameda da Cidade Universitária, em Lisboa, para participar no «Desperta Contra a Pobreza», uma iniciativa desenvolvida pela Associação Par, inserida na acção mundial levada a cabo em Portugal pela Campanha Pobreza Zero.

Após terem recebido um cartão de participação e uma almofada, cerca de 400 estudantes deitaram-se por baixo dos lençóis colocados no local, criando uma cama gigante na relva, para depois, ao som de um sinal, se levantarem contra a pobreza extrema.

Às várias iniciativas da campanha mundial contra a pobreza, que começou terça-feira à noite e se prolonga até às 21:00 de hoje, deverão aderir, de acordo com a organização, cerca de 45 mil portugueses em todo o país.

O objectivo destas acções é protestar contra a pobreza extrema que afecta uma em cada seis pessoas no mundo e exigir aos governos que cumpram as promessas de concretizar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (OMD).

São oito os OMD que os estados-membros da ONU assumiram em 2000 e afirmaram querer ver cumpridos até 2015.

Entre eles está a meta de reduzir a pobreza extrema no mundo para metade num período de 15 anos, que foi não só o primeiro objectivo anunciado, como também o mais importante, uma vez que caso não seja cumprido impede a realização de todos os outros.
Continue a ler esta notícia