Custos de construção de habitação nova sobem 5,7% em Abril - TVI

Custos de construção de habitação nova sobem 5,7% em Abril

Casas

Preços de manutenção e reparação regular da habitação estáveis

Relacionados
O índice de custos de construção de habitação nova, no Continente, registou uma variação homóloga de 5,7%, em Abril de 2008, 0,2 pontos percentuais (p.p.) acima do verificado em Março, diz o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, no Continente, apresentou uma variação homóloga de 3,2%, valor idêntico ao registado no mês anterior.

Este comportamento foi determinado pelas acelerações registadas nas componentes Materiais (0,1 p.p.) e Mão-de-Obra (0,2 p.p.). As taxas de variação homóloga destas duas componentes situaram-se em 6,9% e em 4,7%, respectivamente.

Por tipo de construção, as taxas de variação homóloga dos índices relativos a Apartamentos e a Moradias foram de 5,6% e 5,9%, respectivamente, traduzindo aumentos de 0,2 p.p. em ambas as tipologias.

Por regiões NUTS II do Continente, a estabilidade da variação homóloga agregada (em 3,2%) resultou dos crescimentos registados na região Norte (0,6 p.p) e na região do Alentejo (0,1 p.p.), dos abrandamentos registados nas regiões Centro (menos de 0,4 p.p.) e Algarve (menos de 0,1 p.p.) e da estabilização da taxa de variação (em 2,8%) na região de Lisboa e Vale do Tejo.

A região Norte foi a única a apresentar uma taxa de variação homóloga superior à do Continente, tendo-se situado em 4,7%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados