Repsol diz que Sines reafirma presença em Portugal - TVI

Repsol diz que Sines reafirma presença em Portugal

Logotipo Repsol

Pinho diz que confiança no país está «imune ao ciclo internacional»

Relacionados
Para o presidente da Repsol, António Brufau, a ampliação do complexo petroquímico de Sines e que conta com um investimento de mil milhões de euros é a prova de que estão em Portugal para ficar.

«Estamos a reafirmar a nossa firme convicção de presença no mercado português. Comprometemo-nos inequivocamente com Sines, Portugal e com os portugueses», referiu o responsável na cerimónia de arranque do projecto.

Segundo o mesmo, com este investimento, Sines vai poder tornar-se «um dos principais centros petroquímicos da Europa».

Confrontado pelos jornalistas com o facto de se viver uma conjuntura internacional de crise, Brufau respondeu que «afecta a todos», mas que por a Repsol se ter «contido financeiramente» nos últimos anos, pode dar-se ao luxo de fazer estes avultados investimentos. «O nosso nível de dívida é muito baixo, de 3 mil milhões de euros. Faz parte do nosso plano estratégico, a nível mundial, investir anualmente 6 mil milhões de euros nos próximos 5 anos», acrescentou.

Ainda o ministro da Economia, Manuel Pinho, que se encontrava na cerimónia, fez questão de realçar: «Este projecto está a arrancar no dia em que a situação internacional é muito delicada, como não se via há décadas. Isto significa que a confiança em Portugal está a ser imune à evolução negativa do ciclo internacional», disse.
Continue a ler esta notícia

Relacionados