FMI elogia esforço de consolidação em Portugal - TVI

FMI elogia esforço de consolidação em Portugal

dinheiro

O FMI elogiou o esforço de consolidação, depois do Governo português anunciar esta quinta-feira um défice de 3% para este ano e de 2,4% para 2008.

Relacionados
«Com a consolidação orçamental prevista, espera-se que novas reformas estruturais modestas possam conduzir a uma recuperação gradual da competitividade e da produtividade», diz o documento dirigido pelo Banco de Portugal, onde o Fundo Monetário Internacional (FMI) faz a conclusão da consulta a Portugal.

Garantem que foi «com agrado a intenção das autoridades de acelerar o ritmo de consolidação orçamental em 2007 e 2008, e de reservar qualquer desempenho excepcional das receitas e tomar medidas de contingência em caso de derrapagem da despesa».

Segundo o documento, «a reestruturação da administração central desempenhará um papel central na concretização dos objectivos de consolidação orçamental e na melhoria da produtividade», acrescentam.

O Fundo Monetário Internacional refere, ainda, que «as recentes reformas do sistema de segurança social melhoraram significativamente a sustentabilidade de longo prazo, e estão a ser dados passos importantes para que a orçamentação passe a ter por base o desempenho», rematam.
Continue a ler esta notícia

Relacionados