Durão Barroso: «Europa pode sair da crise mais forte» - TVI

Durão Barroso: «Europa pode sair da crise mais forte»

Durão Barroso

Presidente da Comissão Europeia diz que cortes errados nas despesas poderão levar Europa para «uma recessão profunda»

Relacionados
Durão Barroso disse esta sexta-feira, em Lisboa, que a Europa tem de ter mais integração e que até «poderá sair da crise mais forte». Já Portugal enfrenta uma «situação extremamente difícil». Até meados do ano que vem a «situação será negativa».

O presidente da Comissão Europeia reagia a uma hipotética fragmentação da Europa, à margem de uma conferência sobre o ensino superior, que decorreu hoje em Lisboa. Isto porque esta semana, a imprensa internacional noticiou encontros entre altos funcionários alemães e franceses com vista à criação de um «núcleo duro» dentro da União Europeia , uma ideia que já foi classificada pelo presidente do Eurogrupo como «uma estupidez».

Depois de garantir que «não acredita numa Europa a duas velocidades», Barroso assegurou ainda que os cortes errados [nas despesas] poderão levar a Europa para «uma recessão profunda».

«Todos sabemos que a consolidação orçamental e as reformas estruturais são necessárias para estabilizar as nossas economias, mas sabemos também que a realização de cortes errados nas despesas pode simplesmente fazer a Europa entrar em recessão»,sublinhou.

Para o presidente da CE, se a Europa quer emergir mais forte da conjuntura actual, tem «mais do que nunca» de incentivar o crescimento económico inteligente, assente nas «forças motrizes do conhecimento e da inovação». Esta é, defendeu, a «única forma de se construir uma economia mais sustentável» para o futuro.

O responsável destacou ainda que um em cada cinco jovens europeus não consegue encontrar trabalho e que o modelo social vigente depende da actual geração ser ou não financeiramente capaz de suportar o envelhecimento da população.
Continue a ler esta notícia

Relacionados