Espanha pede testes de solvência à banca com «urgência» - TVI

Espanha pede testes de solvência à banca com «urgência»

dinheiro

Elena Salgado quer tornar provas de solvência públicas

Relacionados
A ministra da Economia espanhola disse esta terça-feira que a concessão de créditos só se normalizará quando houver convicção de que o sistema financeiro é solvente, pelo que pediu a publicação imediata dos testes à solidez da banca europeia.

«Espanha deseja que se tornem públicos o mais rapidamente possível estes testes de solvência», disse Elena Salgado, em declarações à rádio Cadena SER.

Nesse sentido, explicou, defenderá na reunião do Ecofin de 13 de Julho que se dêem a conhecer «de imediato» os testes de solvência para «demonstrar que a banca (espanhola) tem uma posição de solvência muito forte».

A prova da boa situação das entidades financeiras espanholas, disse, é que «vão passar sem nenhuma dúvida» o trâmite de devolução dos empréstimos concedidos há um ano pelo Banco Central Europeu (BCE).

Esta quinta-feira cumpre-se o prazo para que a banca europeia devolva 440 mil milhões de euros aos BCE, dos quais cerca de 70 mil milhões correspondem a entidades espanholas.

Salgado admitiu que a concessão de novos créditos passa também porque «a situação económica permita que haja mais projectos viáveis, que as entidades financeiras estejam dispostas a estudá-los e que cumpram com a sua finalidade: dar crédito a uma economia que tem que voltar a crescer».
Continue a ler esta notícia

Relacionados