BCE descobriu «buraco» nas contas portuguesas - TVI

BCE descobriu «buraco» nas contas portuguesas

Trichet

Divergência terá sido um dos motivos na origem das novas medidas de austeridade

Relacionados
As equipas do Banco Central Europeu (BCE) e da Comissão Europeia (CE), que visitaram Lisboa há duas semanas descobriram um «buraco» nas contas públicas portuguesas, escreve o «Financial Times Deutschland» (FT Deutschland).

De acordo com a publicação económica alemã, que é parca em detalhes, os técnicos das duas entidades europeias terão descoberto uma «divergência de financiamento» no plano orçamental português. Ou seja, haveria uma problema nas contas, que faria deslizar a execução orçamental e a meta de défice deste ano.

Este desvio terá sido um dos motivos das novas medidas de austeridade, anunciadas esta sexta-feira pelo ministro das Finanças.

Na conferência de imprensa, Fernando Teixeira dos Santos garantiu que «não haverá derrapagem orçamental» este ano, acrescentando que estas medidas, com um impacto adicional no défice equivalente a 0,8% do PIB, acautelavam qualquer imprevisto e garantiam que a meta de défice, que é de 4,6% para este ano, era cumprida. José Sócrates classificou-as como a prova da determinação do Governo na consolidação orçamental.
Continue a ler esta notícia

Relacionados