Desemprego em Portugal aumenta para 10,8% em Abril - TVI

Desemprego em Portugal aumenta para 10,8% em Abril

Portugal atinge novo máximo e está no quarto lugar das taxas de desemprego mais elevadas Europa

Relacionados
A taxa de desemprego voltou a subir em Abril e atingiu os 10,8%, revela esta terça-feira o gabinete de estatísticas europeu, Eurostat.

Veja o vídeo

Governo: taxa vai revelar-se «inadequada»

Este valor representa uma subida de 0,2% face ao mês de Março - quando tocou o valor mais elevado dos últimos 30 anos, em 10,6% - e de 1,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em Abril de 2009, a taxa de desemprego tocava os 9,2%.

Portugal renova, assim, o valor máximo das últimas décadas.

Este é o terceiro mês consecutivo que taxa de desemprego regista uma subida. Na verdade, o desemprego em Portugal tem vindo a aumentar desde Novembro de 2009, quanto tocou os 10,1%, mas, entre Janeiro e Fevereiro, estabilizou nos 10,4%.

Contas feitas, em Abril existiam cerca de 595 mil portugueses no desemprego. No total, foram afastados do mercado de trabalho 76 mil pessoas em apenas um ano (11 mil só em Abril).

OCDE prevê crescimento de 1% e desemprego nos 10,6%

Taxa que mais subiu em toda a Zona Euro

Com estes números, Portugal fica em quarto lugar no ranking das taxas de desemprego mais elevadas da Zona Euro, só superado pela Espanha (19,7%), Eslováquia (14,1%) e Irlanda(13,2%).

Já em termos mensais, a taxa de desemprego em Portugal foi a que mais subiu na Zona Euro.

Do lado oposto, destaque para a Holanda, com a taxa de desemprego mais baixa de todos os países europeus: 4,1%. Segue-se a Aústria (4,9%), o Luxemburgo (5,4%) e a Eslovénia (6,3%).

Estes resultados contrastam com as expectativas anunciadas pelo Governo: há cerca de três semanas, a ministra do Trabalho previu uma descida da taxa de desemprego precisamente em Abril.

Zona Euro atinge desemprego histórico

Portugal contrasta, assim, com a média europeia. Nos 16 países da Zona Euro, a taxa de desemprego sofreu um aumento de 0,1% face a Março e atingiu os 10,1% em Abril, novo recorde histórico.

Já na UE a 27, esta taxa ficou estável nos 9,7%.

Nos EUA, a taxa de desemprego estimada pelo Eurostat é de 9,9% em Abril.

Desemprego entre jovens passa os 22%

Em Portugal, a taxa de desemprego nos jovens (menos de 25 anos) alcançou os 22,2%. Nos homens chegou aos 9,9% e nas mulheres situou-se nos 11,9%. Todos os indicadores registaram subidas homólogas.

O mesmo aconteceu na UE a 27, onde a taxa nos jovens aumentou para os 20,6%, nos homens subiu para 9,8% e nas mulheres cresceu para 9,5%.

[Notícia actualizada]
Continue a ler esta notícia

Relacionados