Crise: Itália alvo de corte de rating - TVI

Crise: Itália alvo de corte de rating

Silvio Berlusconi 08 Novembro Parlamento de Roma

Canadiana DBRS reduziu rating da dívida soberana de Itália devido a «tensões continuadas nas condições de financiamento nos mercados»

Relacionados
A agência de notação financeira canadiana DBRS reduziu o rating da dívida soberana de Itália devido a «tensões continuadas nas condições de financiamento nos mercados».

A notação de Itália foi reduzida de AA (crédito de qualidade «superior») para AA (crédito de qualidade «satisfatória»), com uma perspetiva de evolução «negativa».

«A tendência negativa reflecte preocupações quanto ao plano do governo para reduzir a dívida entre 2011 e 2014, associadas a um ambiente político e económico com o potencial de prejudicar a coligação no governo de implementar medidas de austeridade fiscal e reformas estruturais», lê-se numa nota da DBRS.

Os juros das obrigações italianas no mercado secundário atingiram hoje níveis recorde, depois de o primeiro-ministro Sílvio Berlusconi ter anunciado a sua intenção de abandonar o Governo.

A decisão da DBRS põe o rating de Itália a um nível semelhante ao da notação das três grandes agências norte-americanas (Standard & Poor`s, Moody`s e Fitch), que ainda em Outubro tinham já reduzido a sua avaliação da dívida italiana.
Continue a ler esta notícia

Relacionados