Olli Rehn: «Há o risco de uma nova recessão na Europa» - TVI

Olli Rehn: «Há o risco de uma nova recessão na Europa»

Olli Rehn

Recuperação da economia europeia parou

Relacionados
O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, reconheceu esta quinta-feira que há um risco de uma nova recessão na Europa, que sucederá caso não haja uma «acção determinada» dos Estados-membros da União Europeia (UE).

O comissário está a falar esta manhã em Bruxelas, na apresentação das previsões de Outono da Comissão Europeia, dados que diz serem a última «chamada de atenção» para os líderes europeus sobre a crise da dívida soberana.

Bruxelas avisou que a recuperação da economia europeia parou. Mais: o Produto Interno Bruto (PIB) na União Europeia deve estagnar durante 2012.

«A recuperação da economia da UE parou. A confiança deteriorou-se acentuadamente e está a afectar o investimento e o consumo, o enfraquecimento do crescimento global está a prender o aumento as exportações, e a urgente consolidação orçamental está a pesar sobre a procura doméstica», alerta o executivo comunitário nas suas previsões.

A Comissão Europeia estima que em 2012 haja um crescimento ténue da economia europeia, na casa do 0,5%, sendo expectável que, em 2013, haja um «crescimento lento» para 1,5%.

No entanto, «nenhuma melhoria real» é projectada para o mercado de trabalho, com a taxa de desemprego a permanecer no nível actual de cerca de 9,5%.

Em termos gerais, e comparando com as anteriores previsões da Primavera da Comissão, o cenário é francamente mais negativo: na ocasião, Bruxelas apontou para um crescimento de 1,8% para a economia europeia e de 1,9% em 2012.
Continue a ler esta notícia

Relacionados