Roménia sobe IVA de 19 para 24% para sair da crise - TVI

Roménia sobe IVA de 19 para 24% para sair da crise

Dinheiro

Governo romeno de centro-direita vai ainda pedir nova ajuda ao FMI, isto depois de plano de austeridade ter sido considerado ilegal

Relacionados
O governo romeno de centro-direita decidiu este sábado aumentar o IVA de 19 para 24 por cento, como medida de correcção do défice orçamental, e solicitar uma nova parcela de ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI).



A medida foi anunciada pelo primeiro-ministro, Emil Boc, e surge na sequência da rejeição pelo Tribunal Constitucional de cortes de 15 por cento nas aposentações esperadas, previstas no plano de austeridade apresentado pelo governo romeno.

O FMI anunciou, após a rejeição, a realização de uma reunião na segunda-feira para liberação de uma nova parcela de apoio a Bucareste.

«O governo decidiu aumentar o IVA cinco pontos», declarou o primeiro-ministro em conferência de imprensa, citado pela Lusa, acrescentando que o acordo com o FMI é «para manter» e que a reunião com o FMI ocorrerá na quarta-feira.

O governo romeno comprometeu-se com o FMI e a União Europeia a reduzir o seu défice para 6,8 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), contra os 7,2 por cento de 2009.

Em contrapartida, Bucareste continuará a receber os pagamentos de um pacote de ajudas de 20 mil milhões de euros desbloqueados em 2009 para ajudar o mais novo membro da União Europeia a lidar com a pior crise económica dos últimos 60 anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados